quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sol

Quando somos crianças quem nos acolhe, nos alimenta, nos mostra o que é "certo" e "errado" são nossos pais. Os pais são deus na visão da criança. Sem os pais a criança não tem relação com o mundo e tudo vira caos. O homem cresce e acha difícil deixar a imagem dos pais e criaram deus. Ser senhor de si mesmo é uma responsabilidade tão grande que chega a ser absurda. Deus é a manifestação da falta de Fé do homem nele mesmo.

Um comentário:

Torao disse...

Uma atriz muito gracinha disse "os famosos são como bichos de estimação. se nós saímos da linha somos repreendidos".

Engraçado que exista o "star system" que faz do artista uma "estrela", um "astro", "sol", "deus"...

Acho que esta necessidade de termos uma figura para nos espelharmos se reflete não só na criação de deus, mas também na criação de ídolos.

Roqueiros, atores e presidentes geralmente são modelos de atitude, de vida, de moda, de filosofia...

Nossos deuses tais quais nossos artistas preferidos precisam viver dentro de uma mitologia confortável. senão são repreendidos.

No fundo preferiamos ser os próprios deuses. Mas ser apadrinhado, reconhecido ou percebido por eles já é o bastante pra maioria.

Ser apadrinhado, de certa forma, como voce disse, é nunca precisar ser por si só.

Pagar pau, de certa forma, é colocar-se em posição de menos capaz.

A religião, mídia e capitalismo são sistemas que hierarquizam. e geralmente agente fica por baixo nessa hierarquia... viramos crianças dependentes, menos capazes, ignorantes, com medo.

Deus é o pai proibidor que diz: seguindo estas regras você achará o extase.

Rockstar é o pai vaidoso que usa e humilha o filho pela própria auto estima. mas é pai. queremos ser como ele algum dia, queremos o seu olhar.

Politico é o pai mimador. Ele promete, e dá o que voce precisa. dentro das capacidades do estado óbvio. nem todo pai é rico.

depois de tudo isso, ser você mesmo, despido de ilusões e com atitude própria, parece bem complicado!