sexta-feira, 12 de junho de 2009

O dia em que os filmes americanos me decepcionaram

Estava vendo escorpião rei na tv, e um erro do roteiro me fez pensar o seguinte. Porque o escritor era tão ruim a ponto de fazer dos inimigos seres tão desalmados? Então eu lembrei que tudo que sai dos Estados Unidos é assim e não porque os escritores são ruins, mas porque eles acreditam que existe um inimigo sem alma que quer nos matar ou que eles querem nos condicionam a pensar que existe um inimigo sem alma que quer nos matar. Isso não é evidente apenas nos filmes mas até em desenhos infantis. Sempre existe o "Inimigo". Esse condicionamento age em nossas vidas mais do que imaginamos, faz com que as pessoas que não seguem o que acreditamos sejam vistas como uma ameaça, algo errado que não deva existir, ou seja, uma geração criada para ser fascista. Espero o dia que exista uma evolução real na consciência em que se apague a ilusão da existência de um inimigo, pois quando isso acontecer notaremos que quando fazemos mal a alguém estamos fazendo mal a nós mesmos.

3 comentários:

Torao disse...

é mano...
Estva falando com o davi la da quanta sobre anime e ele estava me falando como sao estruturados os animes.. dai ele falou que sempre tem uma dinamica entre os personagens bons, do tipo o que tem talento, e o que chega la por esforco... parece que tem sempre isso. .e os inimigos nao sao tao planos tambem. pode ver tipo o vegita e o piccolo viram amiguinhos do goku e tal. a equipe rocket do pokemon sao mais dois babacas competidores do que dois caras maus.. a vilanisse neles esta nessa neurose em querer vencer e ser o melhor a qualquer custo. nossa! legal ne? tipo o inimigo e uma atitude pequena ao inves de uma pessoa!!

Grade disse...

Sabe, realmente a estrutura das histórias em geral sempre oferece um desafio em potencial, seja ele um inimigo natural ou uma barreira. De fato, tanto na ficção como na vida, nada tem o mesmo gosto sem o seu contrapeso na balança. Não dá pra se medir certas características sem que existam seus opostos. Sim, alguns filmes (bem, grande parte) tem antagonistas ridiculos mas alguns deles até mesmo se destacam mais que os personagens principais. Uma vida repleta de boas histórias é aquela também cheia de desventuras...
Como dizem:
"Quem nunca bebeu não tem boas histórias pra contar"... ou algo assim né.

Luiz Ferrarezzi disse...

pode ser um monte de coisas e no fundo devem ser só filmes ruins mesmo. pois sempre existem os filmes que se destacam e neles essas caracteristicas que escrevi são quase nulas ou inexistentes. talvez o problema seja que deixaram a qualidade de lado.